sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Como começar a fazer jogos - O que é preciso?

Neste tópico vou falar um bocado do que é necessário para desenvolver um jogo.
Todos os temas vão ser tratados muito por alto, sendo que alguns deles talvez não da melhor forma, sendo que, se poderem ser aconselhados por alguém mais virado para alguma destas áreas, aproveitem.

Em primeiro lugar, o desenvolvimento de um jogo divide-se, basicamente, em 4 áreas: Game Design, Programação, Áudio e Arte (e também produção, marketing, bla bla bla... sobre esses não tenho conhecimento para falar aqui).



A parte mais importante é o Game Design, que é basicamente, decidir as regras do jogo.
Neste caso, as únicas ferramentas que precisas são um lápis, um papel e ideias.
Sim, o lápis e o papel são precisos, tenta sempre deixar o máximo de coisas por escrito, para não te perderes nas ideias... caso contrario, nunca mais acabas o jogo e, se trabalhares em equipa, vais acabar por deixar os teus colegas confusos. Uma boa documentação é um excelente ponto de partida para um projecto de sucesso.



Quanto à Programação, a área em que me sinto mais à vontade para falar, já precisas de mais umas coisas.
Primeiro que tudo, tens que escolher uma linguagem. Normalmente para iniciados aconselham BASIC, Python ou Pascal, sendo que para projectos mais avançados aconselham C, C++, C#, Java, Delphi... (Provavelmente irei abordar este tema noutro post).
Depois de escolheres a linguagem precisas de um compilador para ela (de preferência incluído numa IDE). Basicamente, o compilador serve para transformar o código num executável, enquanto que o IDE é um programa para escreveres o código de uma forma mais agradável. É uma questão de procurares no google e encontras logo um.
Para além disso, depois podes escolher se usas engines já feitas, para facilitar a produção do teu jogo, ou se crias a tua própria (o que, obviamente, dá mais trabalho, no entanto, trabalha exactamente da forma que queres).



Quanto ao Áudio, aconselho-te a teres umas aulas de formação musical antes de te aventurares pela parte da composição.
Para os efeitos sonoros, basta um microfone (de preferência, com boa qualidade. Com um telemóvel não vais longe), uma sala bem isolada (normalmente as casas de banho resultam bem ) e materiais que façam o barulho que queres. Pode dar algum trabalho a encontrares um bom material e a conseguires uma boa gravação, mas o importante é seres presistente até conseguires um som satisfatório.
Na composição, aconselho-te a arranjares um programa de composição para o PC, como o tuxGuitar e um programa de edição de som, como o Audacity. É claro que há programas de composição muito melhores, assim como diversos conjuntos de samples para estes, mas eu só posso falar do que conheço, sendo que o melhor mesmo é informares-te com quem já está mais por dentro desta área.



Por fim, quanto à Arte, também é aconselhável que tenhas tido aulas de desenho (com livros ou por tutoriais na net também és capaz de te desenrascar, mas é sempre bom ter teoria a reforçar a prática).
Os materiais que te aconselho sempre a ter é um lápis e papel para os esboços e um scanner para os passares para o PC.
Depois, se optares pela arte 2D arranja um programa de desenho e, se possível, compra uma mesa de desenho para o PC.
Se optares pelo 3D, arranja um
programa de modelação.
Os programas grátis mais recomendados costumam ser o theGIMP, o inkscape e o blender (Estes também são muito criticados por algumas pessoas, no entanto, prefiro apenas referir aqui programas grátis).
Mais uma vez, esta não é a minha área, pelo que não sou a pessoa mais indicada para tirar dúvidas.

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